Os motivos mais comuns pelos quais as unhas se enfraquecem são: problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiência de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Pessoas que se expõem por muito tempo ao sol ou usam detergentes e outros produtos de limpeza, também estão colocando em risco a saúde de suas unhas. Por fim , o uso de esmaltes de má qualidade também pode contribuir para esse problema.


Uma saúde desequilibrada ou problemas alimentares tendem a ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Roer as unhas é outro fator que pode prejudicá-las. Esse hábito costuma ser perdido com a idade, porém, está relacionado à ansiedade e monotonia nas crianças mais velhas e nos adultos.

Como se pode ver, um fator crucial para que as unhas sejam fortes é a alimentação. O cálcio é um ótimo aliado, pois ele fortalece e dá consistência às unhas. O ferro é outro nutriente que contribui bastante para a beleza de suas mãos, ele pode ser encontrado nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, ele é encontrado também nas frutas vermelhas e no figado bovino.

É importante sempre usar a lixa. O uso de tesouras faz com as unhas se lasquem com mais facilidade. É bom evitar cortar as cutículas com tesouras ou alicate. O ideal é optar por um removedor de cutículas especial, que pode ser encontrado em qualquer loja de cosméticos.

Ao manipular substâncias químicas, as unhas precisam ser protegidas com luvas, já que esses produtos podem manchá-las. Além disso, o esmalte precisar ser de boa qualidade.

Pontos esbranquiçados nas unhas são comuns e usualmente resultam de traumatismo na base (matriz) da unha. Já as hemorragias subungueais são rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas.

Unhas encravadas são um problema relativamente comum. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais comuns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. As unhas também podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas. Além disso, tumores benignos e malignos podem se instalar ao lado ou por baixo da unha, às vezes necessitando de cirurgia para sua remoção.


Fonte: www.dialogosuniversitarios.com.br

0 comentários: